BIBLIA
QUEM ESCREVEU A BÍBLIA?
O autor da Bíblia é Deus. Não foi Ele, porém, quem a escreveu. Essa tarefa coube a homens e mulheres que, movidos pelo Espírito Santo, foram aos poucos escrevendo tudo o que a eles era inspirado que escrevessem.
A Bíblia foi composta "a duas mãos": por Deus, que a inspirou, e pelos homens e mulheres que a escreveram. Não sabemos quantos são os autores humanos da Bíblia, mas sabemos que são muitos. Daí afirmarmos que a Bíblia foi escrita em "mutirão" (Carlos Mesters).
DE ONDE VEM O NOME BÍBLIA?
a palavra vem do grego biblion, nome dado aos livros feitos de papiro. O termo surgiu por causa da cidade fenícia de Biblos, de onde os gregos importavam papiro para fazer seus registros. "Foi são Jerônimo (ver pergunta 11) que criou a expressão hagia biblia – “biblioteca divina", em latim.
QUANDO E ONDE A BÍBLIA FOI ESCRITA?
A Bíblia foi escrita entre o ano 1250 antes de Cristo e o ano 100 depois de Cristo, aproximadamente. Ou seja, ela levou mais de mil anos para ficar pronta.
O Antigo Testamento foi escrito na Palestina (a terra de Jesus), na Babilônia (onde o povo judeu, num determinado momento de sua história, esteve exilado) e no Egito (para onde muitos judeus foram depois do cativeiro na Babilônia).
O Novo Testamento, contam relatos sobre a vida de Jesus, obviamente seus textos foram escritos após a morte de Cristo. A maior parte dos relatos foi feita entre os séculos 1 e 2.
Os livros do Novo Testamento foram escritos na Palestina (a terra de Jesus), na Síria, na Ásia Menor, na Grécia e na Itália (lugares estes onde haviam sido fundadas comunidades cristãs).
QUANDO FOI ESCRITO O ANTIGO TESTAMENTO?
A hipótese defendida por especialistas é que a maior parte dos livros do Antigo Testamento foi escrita e reunida a partir do século 6 a.C. Sábios judeus teriam orientado escribas a tomar nota histórias mais populares da época envolvendo seu povo. Até o início da era cristã rolaram várias tentativas de organizar essas historias num único livro. "Até no período em que Jesus viveu sábios judeus realizaram um concilio (reunião de lideranças religiosas) para formalizar os textos sagrados. Nessa época, tais textos já eram praticamente o Antigo Testamento dos cristãos", diz o professor Antonio Carlos de MeIo Magalhães, diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo.
JESUS LEU O ANTIGO TESTAMENTO?
Parece óbvio que sim. Como judeu, ele tinha acesso aos textos do Antigo Testamento. A própria Bíblia tem passagens que fazem referências a isso. "Quando Jesus vai à sinagoga, ele abre um rolo e lê um texto do profeta Isaías", diz o professor Antônio Carlos. O Livro de Isaías é um dos livros que compõem o Antigo Testamento.
QUANDO FORAM UNIDOS OS DOIS TESTAMENTOS?
Isso aconteceu depois que a Igreja definiu os livros que formariam o Novo Testamento. O problema é que, após a morte de Jesus, vários textos foram escritos para contar sua historia. Mas, entre dezenas de textos disponíveis, quais iriam entrar na Bíblia que a:Igreja, tentava criar? Vários concílios foram feitos para chegar a um acordo. Um dos mais importantes ocorreu no ano 325, na cidade de Nicéia, na atual Turquia, "Com certeza a briga ao redor dos textos foi uma briga de poder e os grupos minoritários e mais fracos foram excluídos", diz o professor de teologia da PUC-SP, Raphael Rodrigues da Silva.
Só no final do século 4 é que a Igreja finalmente fechou o conteúdo do Novo Testamento, unindo-o ao Antigo Testamento para formar a Bíblia.
É VERDADE QUE ALGUNS TEXTOS FORAM CENSURADOS?
Durante a "seleção" de textos para o ,Novo Testamento, havia muito mais relatos disponíveis do que os 27 que foram selecionados. Especialistas estimam que cerca de 60 livros ficaram de fora. Isso até pode ser considerado uma forma de censura, _,mas vale lembrar que, nos primeiros séculos após a morte de Cristo, ninguém tinha muita certeza sobre quais relatos e evangelhos eram “verdadeiros”.
PORQUE A BÍBLIA NÃO FICOU SÓ COM O NOVO TESTAMENTO?
Porque a figura divina de Jesus casava direitinho com profecias do Antigo Testamento, que anunciavam que um dia um “messias” chegaria à terra. Os antigos cristãos eram até então judeus que liam os textos sagrados do Antigo Testamento. Eles criaram a nova religião – uma espécie de dissidência do judaísmo – pois estavam convencidos de que Jesus era esse esperado messias.
QUAL É O IDIOMA ORIGINAL DA BÍBLIA?
Os textos do Antigo Testamento foram escritos em aramaico (antiga língua usada em partes do Oriente Médio) e em hebraico (idioma ainda hoje usado em Israel). Os textos do Novo Testamento foram feitos em grego, em copta (idioma que vem do egípcio antigo) e também em aramaico.
QUANTAS TRADUÇÕES EXISTEM DA BÍBLIA?
A Bíblia já foi traduzida para aproximadamente dois mil idiomas. As cópias mais antigas estão na Biblioteca do Vaticano, no Museu Britânico (Londres, Inglaterra) e no Museu de Jerusalém (Israel).
QUAL FOI A PRIMEIRA BÍBLIA?
A primeira edição, digamos, “oficial” ficou pronta no ano 382. Escrita em latim, ela é chamada de Vulgata e foi feita por são Jerônimo (347-420). A Vulgata foi a versão oficial da Bíblia para a Igreja Católica por mais de mil anos. Durante a Idade Média, porém, ela sofreu, modificações por causa do complicado processo de cópia manual de cada exemplar. Depois dela, surgiram pelo menos outras três versões oficiais importantes:
século 15: A Igreja decidiu reunificar os textos da Vulgata e lançou uma versão da Bíblia chamada de Sistina, em referência à capela do Vaticano onde ela foi formatada.
1592: como a versão Sistina foi feita às pressas, estava cheia de erros. O Papa Clemente tratou então de corrigi-la, lançado a Vulgata Clementina, que foi o texto oficial da Igreja até 1979.
1979: O Papa João Paulo II promulgou a Nova Vulgata, uma revisão da versão anterior que havia sido encomendada pelo papa Paulo VI. Essa é a versão oficial da Bíblia católica que está em vigor.
COMO ERA PRODUZIDO UM EXEMPLAR DELA?
Num tempo em que não havia gráfica, dava um trabalho danado! Os exemplares da Bíblia eram feitos à mão por copistas; profissionais que copiavam o texto para copiar um novo exemplar. Era grande o risco de errar, pois muitos eram totalmente analfabetos. Como davam trabalho e eram raros, os exemplares feitos à mão ficavam trancados a sete chaves em mosteiros. Os materiais já usados foram tijolos (cerâmicas), papiros e pergaminhos. Papiro: Tirado de uma planta especial (papirus); cortando-se os filamentos do tronco, saía como que uma folha larga e comprida, que era enrolada e se podia escrever de um lado. Pergaminho: pele de animal (ovelhas e cordeiros), devidamente preparada, na qual se podia escrever; chama-se assim porque esse método foi inventado na cidade de Pérgamo, antiga capital da Mísia.
Até o início da Idade Média (século 5), a Bíblia não era um livro como conhecemos hoje, mas, sim, um grande rolo que reunia folhas avulsas de papiro ou de pergaminho onde os textos eram escritos.
QUE LIVROS DA BÍBLIA OS JUDEUS TAMBÉM LÊEM?
A Tanakh, a bíblia judaica, tem quase o mesmo conteúdo do Antigo Testamento da Bíblia Católica. Uma das diferenças são sete 1ivros que os judeus não consideram – os mesmos que os protestantes não aceitam. A ordem e a composição de certos livros também têm pequenas variações – por exemplo, Esdras e Neemias são um 1ivro só para judeus,mas divididos em dois pelos cristãos.
Confira nos abaixo quais são os livros do Antigo Testamento aceitos pelos judeus e como eles costumam ser divididos em cinco grandes Categorias:
Pentateuco: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.
Históricos: Josué, Juízes. Rute, I e II Samuel, I e II Reis, I e II Crônicas, Esdras, Neemias e Ester
Poéticos: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares
Profetas Maiores: Isaías, Jeremias, Lamentações de Jeremias, Ezequiel e Daniel
Profetas Menores: Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.
PORQUE O ANTIGO TESTAMENTO DOS PROTESTANTES É DIFERENTE DO DOS CATÓLICOS?
O rolo começou no século 16, quando o padre alemão Martinho Lutero rompeu com a Igreja, dando início ao movimento conhecido como Reforma Protestante. Lutero achava, por exemplo, que a interpretação da Bíblia poderia ser feita por qualquer pessoa, sem a intermediação da Igreja.
Para marcar ainda mais a diferença entre os protestantes e a Igreja Católica, Lutero decidiu rever a Bíblia. A versão católica do Antigo Testamento sempre se baseou na Septuaginta, uma tradução da Bíblia judaica para o grego, muito popular na época de Jesus. Nesse processo de tradução, alguns textos foram acrescentados: entraram sete livros novos (Macabeus 1 e 2, Judith, Tobias, Sabedoria, Ec1esiástico e Baruch) e trechos extras de dois 1ivros já existentes (Daniel e Ester). Lutero optou por seguir uma versão do Antigo Testamento que era baseada em manuscritos em hebraico, que não continham os sete livros citados acima.
O NOVO TESTAMENTO É O MESMO PARA PROTESTANTES E CATÓLICOS?
Se não se entendem sobre livros do Antigo Testamento, no Novo não há problemas entre protestantes e católicos. Todos aceitam os 27 livros definidos pela Igreja ainda no século 4. Eles podem ser divididos da seguinte forma: Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas, João, Atos, Romanos, I e II Corintios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, I e II Tessalonicenses, I e II Timóteo, Tito, Filemon e Hebreus, Tiago, I e II Pedro, I, II e III João, Judas e Apocalipse.
A BÍBLIA SEMPRE FOI DIVIDIDA EM CAPÍTULOS E VERSÍCULOS?
Não até o século 13, ela não tinha capítulos, parágrafos e nem pontuação! Esse caos todo só começou a mudar em 1227, numa versão mais organizada feita pelo arcebispo inglês Estevão Langton. Os versículos só apareceriam um pouco mais tarde, por volta do ano 1551, pelo tipógrafo Roberto Stefano. Uma curiosidade, a Bíblia tem 1.328 capítulos e 40.030 versículos.
COMO ACHAR UMA CITAÇÃO?
Elas sempre têm a seguinte ordem:
A pontuação usada na citação serve para orientar o leitor:
VIRGULA separa o numero do capitulo do numero do versículo. Ex: Mt, 2, 4 (capitulo 2, versículo 4) | TRAÇO Indica que o leitor deve ler de um versículo até o outro. Ex. Mt 2, 4-7 (deve ser lidos os versículos de 4 a 7 do capítulo 2) | PONTO-E-VÍRGULA É usado quando aparece mais de uma citação. Ex. Mt 2,4;Jo 1,3 (deve ser lido o Evangelho Segundo Mateus, capítulo 2, versículo 4 e também o Evangelho Segundo João, capítulo 1, versículo 3) | PONTO Quer dizer que é para ler só os versículos citados. Ex: Mt 2, 4.7 (ler só os versículos 4 e o 7) |
Às vezes encontramos um a, ou b, ou ainda um c depois da citação do versículo. Exemplo: Jo 1, 18a = lê-se a primeira parte do versículo dezoito. Quando a letra que vem logo após a citação do versículo é a b, deve-se ler a segunda parte desse versículo e, quando é a letra c, lê-se a terceira parte do versículo. Isso acontece porque um versículo pode ser formado por uma, duas ou até três frases.
Quando o livro tem um só capítulo, omite-se a indicação do capítulo, e cita-se só o versículo. Exemplo: Jd 3 = Epístola de Judas, versículo três. Quando o livro tem mais de um capítulo, o número que vem logo após a indicação do livro é a do capítulo. Exemplo: Jo 2: deve-se ler todo o capítulo dois do evangelho de João.
Existe uma diferença entre a pontuação Católica e a Evangélica. Ex: 2 Pe 3:15-16 (citação evangélica), 2Pe 3,15-16 (citação Católica)
A BÍBLIA PROÍBE A TRANSFUSÃO DE SANGUE?
algumas correntes re1igiosas, como Testemunhas de Jeová, defendem que sim e por isso expulsam do grupo os fiéis que recebem transfusão. Essa polêmica toda rola principalmente por causa de um trecho do livro Levítico, do Antigo Testamento: “Não comereis sangue em qualquer das vossas habitações, quer de aves, quer de gado. Toda pessoa que comer algum sangue, será eliminada do seu povo” Lev 7, 26-27
Na versão da Bíblia usada pelas Testemunhas de Jeová, chamada de Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas, o texto é bem parecido:
"E não deveis comer nenhum sangue em qualquer dos lugares em que morardes, quer seja de ave, quer de animal. Toda alma que comer qualquer sangue, esta alma terá de ser decepada do seu povo". Lev 7, 26-27
O QUE SÃO OS EVANGELHOS APÓCRIFOS?
O termo apócrifo é usado para se referir a uma que ninguém sabe ao certo que escreveu. Muitos livros e escritos “vetados” pela Igreja na época da montagem do Novo Testamento acabaram sendo chamados de evangelhos apócrifos por serem considerados de origem duvidosa. A maior parte desses relatos foi destruída ou se perdeu com o tempo. Em 1945, porém, foram descobertos vários textos escondidos em cavernas no Egito. De lá pra cá, especialistas passaram décadas na busca de novos textos tentando traduzi-los. Entre os relatos já estudados, estão os evangelhos atribuídos a Maria Madalena e aos apóstolos Tomé e Judas.
QUANDO SURGIU A PRIMEIRA BÍBLIA EM EM PORTUGUÊS?
A primeira Bíblia no nosso idioma é relativamente nova: ela só foi impressa em 1748. Era uma tradução de uma versão conhecida como Vulgata Latina.
QUALQUER PESSOA PODE FAZER UMA VERSÃO DA BÍBLIA?
A coisa não é tão simples. Só é possível editar uma Bíblia Católica, por exemplo, depois que você recebe uma espécie de atestado oficial chamado imprimatur. Isso só rola após uma autoridade da Igreja ver a obra.
TODAS AS BIBLIAS AO IGUAIS?
Não, existem versões bem diferentes. A Igreja Católica, por exemplo, até precisa aprovar a obra, mas permite edições que podem ate mesmo mudar um pouco os textos sagrados. Só para ter uma idéia da variedade, conheça três versões da Bíblia:
Para Cdfs A Bíblia de Jerusalém(Católica) tem um rodapé quase maior do que o livro, com comentários detalhados sobre cada passagem. Voltada para estudos, foi feita em conjunto por especialistas na história dos livros. | Para Missas modernas A Bíblia Edição Pastoral (Católica) foi feita para ser usada nas pregações, tendo um texto mais simples. Ela não utiliza, por exemplo, a segunda pessoa do plural - "vós sabeis...” | Infantil Há varias versões de Bíblias Ilustradas Infantil, elaboradas com o intuito de familiarizar nossas crianças acerca do amor e poder de Deus. |
QUAL A BÍBLIA MAIS CARA DO MUNDO?
Há´cinco ano, um exemplar da primeira Bíblia impressa foi vendido por 12 milhões de dólares, tornando-se não só a Bíblia como também o livro mais caro da história - só alguns manuscritos alcançaram valores maiores em leilões. Conhecida como Bíblia de Gutenberg, ela foi produzida em 1455 por Johannes Gutenberg, criador da impressão com tipos móveis.
É VERDADE QUE EXISTE UMA BÍBLIA SATÂNICA?
Que Deus perdoe o americano Anton Szandor, mas existe! Esse cara lançou a tal "Bíblia" em 1969. O livro é a base da doutrina satanista. Mas não se assuste. As posições de Anton, que morreu em 1997, não eram tão malignas assim. Ele achava, por exemplo, que todo mundo podia fazer sexo como bem entendesse, desde que não machucasse quem estivesse junto na história...
QUANTOS EXEMPLARES DA BÍBLIA DE GUTENBERG EXISTEM?
Restaram só 48 exemplares de um total de 180 que foram impressos. Essas raridades estão guardadas em bibliotecas e universidades espalhadas pelo mundo.
QUAL FOI A MAIOR BÍBLIA JA FEITA?
Após um ano de trabalho, o americano Louis Waynai fez uma megabíblia com 1, 10 metro de altura por 2,48 metros de largura! Produzida em 1930, ela foi dada de presente para uma universidade cristã do Texas, nos Estados Unidos, e tem mais de 8 mil páginas!
E A MENOR?
Cientistas em Haifa (Israel) acabam de bater o recorde de “menor Bíblia do mundo" ou, pelo menos, do menor Velho Testamento já impresso. A equipe do Instituto de Nanotecnologia do Technion, conseguiu "escrever" as 308.428 palavras da primeira parte da Bíblia sobre uma superfície de 0.5mm² de silício, coberta por uma camada de ouro de 20 nanômetros.
É CERTO BRIGAR COM PESSOAS DE OUTRAS RELIGIÕES POR CAUSA DA BÍBLIA?
Não, não é certo. A Bíblia é instrumento de aproximação e união, e não arma de agressão.
QUEM É O CENTRO DA BÍBLIA?
O centro da Bíblia é Jesus. Tudo nela aponta para o Filho de Deus feito homem. O Antigo Testamento (antiga aliança) prepara a sua vinda; o Novo Testamento (nova aliança) a realiza.
QUEM PODE INTERPRETAR A BÍBLIA?
Só a Igreja, instituída por Cristo, pode interpretar corretamente a Bíblia. O Espírito Santo, terceira Pessoa da Santíssima Trindade, é quem ajuda a Igreja nessa interpretação. O católico que participa das celebrações de sua comunidade vai, com o tempo, entendendo o sentido e o significado dos ensinamentos da Palavra de Deus; assim ele aprende a interpretar a Bíblia junto com a Igreja.
COM QUE ATITUDE DEVE-SE LER A BÍBLIA?
A Bíblia deve ser lida com humildade de coração. É aos pequenos e simples que Deus revela a sua sabedoria.