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quinta-feira, 29 de abril de 2010
bíblia
O Povo de Deus que Caminha
O Amor é uma volta para Casa
Podemos encontrar Deus perto de nós, ou será que ele está tão distante que não conseguimos vê-lo ou comunicar-se? Como Deus se revela através:
*da natureza? *dos acontecimentos? *do homem?
No coração das pessoas de boa vontade, Deus se revela. À propósito, revelar significa tirar o véu, tornar visível, dar-se a conhecer. Quem conheceu a Deus, nunca permanecerá o mesmo.
Por que Deus quis se revelar ao homem?
“Pela Revelação Divina quis Deus manifestar-se e comunicar-se a si mesmo e os decretos eternos de sua vontade acerca da salvação dos homens, a saber, para fazer participar dos bens divinos, que superam inteiramente a capacidade da mente humana”. (Dei Verbum).
A Bíblia é um projeto para o homem descobrir o Amor, compreender que é profundamente amado e aprender a Amar perfeitamente.
Deus nos Amou Primeiro
A sagrada Escritura não foi escrita da noite para o dia. Cada Povo, cada época, procurou traduzir esta experiência.
Se você tivesse de escrever uma experiência sua, pessoal com Deus para outras pessoas poderem tentar sentir o que você sentiu, seu objetivo seria só contar um fato, ou seria chamar a atenção para o fato, contar detalhes, contar de modo diferente?
Bíblia, o Livro inspirado por Deus
O principal Autor da Bíblia é DEUS. Os escritores sagrados (homens) registraram suas experiências de fé e de vida, inspirados por Deus. Antes desses Livros serem registrados - TRADIÇÃO ESCRITA - tais experiências eram passadas oralmente de geração em geração - TRADIÇÃO ORAL.
"Toda a Escritura é inspirada por Deus
e útil para ensinar e para convencer, para corrigir
e para educar na justiça, a fim de que o homem
de Deus seja perfeito e preparado para as boas obras."
(2 Tm 3, 16-17)".
HAGIÓGRAFO: é aquele que escreve a Palavra de Deus. Ele é inspirado pelo Espírito Santo.
Quando falamos em Livros Inspirados, entendemos aqueles Livros que formam a Bíblia Sagrada. São os 73 Livros, reconhecidos oficialmente pela Igreja como tais. São chamados Livros Canônicos. Essa inspiração para escrever Livros da Bíblia já foi encerrada no tempo dos Apóstolos. Agora não se acrescenta mais nenhum Livro.
LIVROS APÓCRIFOS: São os Livros não inspirados. Também não quer dizer que sejam falsos. São até piedosos e edificantes. Seus escritos estão misturados com lendas e muita imaginação. Não fazem parte dos Livros Canônicos.
Nome de Deus na Bíblia
Quando Jesus nasceu, foi-lhe dado um nome. Antes disso, não se encontra na Bíblia nenhum lugar onde se dê um nome a Deus. Mesmo quando Moisés perguntou a Deus qual era o Seu Nome, Deus não lhe disse qual o Seu Nome. Mas usou de expressão em lugar do nome.
Para o Povo de Deus o nome não era apenas uma palavra externa com a qual chamamos alguém. O nome possuía um conteúdo interior. Deveria significar aquilo mesmo que a pessoa era no íntimo de seu ser. Daí a dificuldade de se chamar Deus por um nome. Quem poderia penetrar o íntimo divino?
Na Bíblia encontramos certas expressões que designavam a Pessoa Divina. Eis as mais conhecidas:
Elôhim: é o plural de "El": O SENHOR.
ADONAI: quer dizer MEU SENHOR ou MEU DEUS.
ELYON: significa a parte mais alta de um lugar. É usada para dizer O DEUS ALTÍSSIMO.
SADDAI: palavra que significa O TODO PODEROSO.
JAVÉ: (Jaheweh) quer dizer: EU SOU AQUELE QUE SOU.
Jeová: é uma tradução errada de "Yahweh".Os judeus tinham excesso de respeito com o nome de Deus. O segundo mandamento do Decálogo (10 mandamentos) não permitia que se pronunciasse o nome de Deus em vão. Então por medo de usar indevidamente um nome tão sagrado, os judeus passaram a escrever "Javé" somente com as quatro consoantes, sem as vogais. Então ficou YHWH. Mais tarde, colocaram as vogais da palavra Adonai e surgiu " Yehowah" ( Jeová ) em lugar de Yaheweh ( Javé ). Quer dizer DEUS.
Modo de falar dos hebreus
Precisamos ter bem claro que os escritores da Bíblia eram pessoas simples, diferentes dos gregos e latinos, que eram desenvolvidos na filosofia e usavam uma linguagem racional. O povo de Deus usava uma linguagem bem concreta, personificando seu pensamento.
Ex: "humanidade" = carne (Gn. 6, 12); Para dizer que a mulher tinha a mesma natureza humana do homem, Adão se expressou com esta linguagem: (Gn 2,23) - "Eis agora aqui, o osso de meus ossos e a carne da minha carne".
Quem não leva em conta essas coisas próprias da língua do povo que escreveu a Bíblia, não vai entender a Palavra de Deus.
A palavra "irmão" e os hebraísmos
Os orientais gostavam muito de usar provérbios. Recorriam as hipérboles (expressões exageradas).
Ex: "É mais fácil um camelo passar no fundo de uma agulha, do que um rico entrar no reino dos céus".( Mt. 19, 24).
Outra coisa que precisamos entender são os "HEBRAÍSMOS", ou seja, certas expressões próprias da língua hebraica que não tem tradução em outras línguas. Ex: alguém ama uma pessoa mais que a outra - ama uma pessoa e odeia a outra (Lc. 14, 26).
Precisamos notar também a palavra "IRMÃO". No hebraico não existem as palavras "primos, tio, tia, sobrinhos, etc." Qualquer parentesco usa-se a palavra Irmão.
Ex: Mt. 13, 55-56; Mt. 12, 48; Gn. 11, 27-28; Gn. 13, 8
Formas literárias da Bíblia
Para entendermos qualquer Livro da Bíblia, precisamos saber a que gênero literário pertence, ou seja, a forma de literatura usada para escrever. Forma literária é o conjunto de regras e expressões usadas para escrever tal tipo de Livro. Os gêneros literários que se encontram na Bíblia são os seguintes:
Tratados Religiosos: Com aparência de narração histórica, apresentam verdades religiosas. Não podem ser entendidos como história propriamente dita. Ex. Gn. 1 a 11.
História Popular: é quando mistura um pouco de história verdadeira com elementos de fantasia. Trata-se de um modo de ensinar a religião.
Histórias Descritivas: Possui uma finalidade religiosa, mas os personagens e os fatos são todos verdadeiros, documentados pela história.
Gênero Didático: São Livros que trazem instruções religiosas ou morais. Fazem recomendações e dão orientações de vida.
Gênero Profético: Apresentam a Palavra de Deus através dos profetas, que advertem, repreendem e encorajam o Povo de Israel diante da realidade em que vive.
Gênero Apocalíptico: São visões proféticas sobre a sorte do Povo de Deus.
Gênero Poético: Apresenta a Palavra de Deus à maneira de poesia, usando, portanto, de maior liberdade e recurso literário.
Gênero Jurídico: é a Palavra de Deus apresentada sob a forma de Lei. É um modo de escrever bem diferente daquele usado na poesia.
Gênero Epistolar: "Epístola" é uma palavra latina que significa carta. O gênero epistolar traz a Palavra de Deus à maneira de Cartas dirigidas a certas comunidades ou pessoas.
O significado dos números na Bíblia
Na mentalidade dos povos antigos, os números tinham um sentido simbólico. Muitas vezes significavam qualidade e não quantidade. Os orientais não sabiam falar sem recorrer ao simbolismo dos números e dos provérbios. Assim, por exemplo, para dizer que uma pessoa era virtuosa e abençoada por Deus, a Bíblia diz que tal pessoa viveu uma grande soma de anos.
Os números ímpares eram sempre mais perfeitos que os pares. Pelo fato de serem mais facilmente divisíveis, os números pares eram inferiores, pois davam a idéia de coisa fraca. Os números simbólicos mais freqüentes na Bíblia são: UM, TRÊS, SETE, DEZ e DOZE. O Dez e o Doze não são ímpares, mas tinham uma razão especial para entrar na lista dos números simbólicos.
UM: era o número perfeito por excelência, por ser o primeiro ou origem dos outros números.
TRÊS: era número perfeito por ser o primeiro composto de ímpar, e por representar o triângulo, que era uma figura perfeita, com três faces iguais.
SETE: o mais significativo na linguagem bíblica. Começa por isto: Deus fez o mundo em sete dias (Gn. 1, 1-31; 2, 1-2). Indicava perfeição e totalidade. Quando Pedro perguntou a Jesus se deveria perdoar o irmão até sete vezes, o Senhor respondeu-lhe: - "Não te digo até sete, mas até setenta vezes sete" (Mt. 18,21-22). O perdão deve ser completo - infinitamente.
DEZ: entrou na lista dos números perfeitos, apesar de não ser ímpar, porque dez são os dedos das mãos. E essa era a maneira primitiva de se contar.
DOZE: era um número simbólico porque o ano divide-se em 12 meses. Indica plenitude e perfeição. As tribos de Israel eram doze (Gn 35, 22-26). Os Apóstolos eram doze (Mt 10,1-5). O número dos eleitos era 144 mil, sendo doze mil de cada uma das tribos de Israel (Ap.7,4-8).
Já ouviu alguém dizendo que a Bíblia conta mentiras sobre a origem do mundo e do homem, e outros fatos. O que você achou?
A Bíblia fala sempre a Verdade, mas olha as coisas segundo os olhos de Deus.
A ciência de Deus é muito grande para a nossa cabecinha. Deus se revela progressivamente. Cf.: Jo 16,12s.
A Bíblia tá na moda ou melhor, ela ainda é “fashion”?
Como a Bíblia pode ser sempre uma mensagem de Deus, atual? Cf. Mt 13, 52 (Princípio da atualização da Bíblia).
Você acredita que tudo está escrito na Bíblia, seja passado, presente ou futuro? O que a Bíblia fala sobre clonagem, física quântica, dinossauros? Então, como o livro Bíblia pode ajudar a esclarecer tais assuntos?
Seria a Bíblia uma solução cômoda e gratuita dos problemas que preocupam o Mundo?
A Sagrada Escritura serve de referencial primário, de ponto de partida para o desenvolvimento moral e histórico do ser humano, por este motivo, a Bíblia é sempre um livro atual que ilumina a realidade de todos os tempos.
A Bíblia continua sendo escrita todos os dias, mas não mais em papel e sim, no nosso coração. A esta escrita, chamamos de Tradição da Igreja ou Apostólica.
Resumo: “A revelação divina é apresentada como uma “Comunicação”, cuja origem não é somente a “verdade” de Deus, mas sua “bondade e sabedoria”, orientação cuja finalidade consiste em fazer que os homens mergulhem no dinamismo da Trindade e, assim, possam “participar da natureza divina” (Dei Verbum)
O Povo de Deus Inspirado e Iluminado
A Bíblia é um projeto para ensinar-nos a amar, reconhecendo a grandeza e simplicidade do amor, compreendendo o Amor, e mostrando que somos capazes de amar e de que somos chamados a nos unir ao Amor. Jo 15, 1-8
Vamos Ler a mensagem Inicial: Rm 12,2.
O homem cheio de vida representa a glória de Deus. Sto. Irineu
DIVISÃO DA BÍBLIA
Pentateuco
É uma palavra grega que significa "cinco livros". O Pentateuco reúne os cinco primeiros livros da Bíblia. O Pentateuco era também chamado de Torá = Lei.
Gênesis: palavra grega que significa origem. Narra as origens do mundo e do homem e a formação do Povo de Deus e a história dos Patriarcas.
Êxodo: palavra latina, que significa saída. Trata da saída do Povo de Deus do Egito, a passagem pelo Mar Vermelho; fala dos Dez Mandamentos e a caminhada do Povo à Terra Prometida.
Levítico: Levi era um dos doze descendentes de Jacó. É um Livro que trata das leis sobre o culto divino.
Números: chama-se Números por causa dos recenseamentos e séries de números neles contidos. Narra a parte final da caminhada do Povo de Deus pelo deserto, do Sinai até a Terra de Canaã. Fala das lutas que os israelitas enfrentaram perante os povos que ocupavam as fronteiras da Palestina ou Terra Prometida.
Deuteronômio: Deuteronômio quer dizer Segunda Lei. São Leis que deveriam ser obedecidas quando o Povo entrasse na Terra Prometida.
LIVROS HISTÓRICOS
Contam a história do Povo de Deus. Uma história feita de bênçãos e de castigos, mostrando sempre a fraqueza do homem e a misericórdia de Deus. Essa história tem como cenário a Palestina e os períodos de exílio nas terras pagãs.
n Josué: Com a morte de Moisés, Josué conduz o Povo de Israel até Canaã. O Livro narra a conquista da Terra Prometida.
n Juízes: Depois da morte de Josué até a Constituição do Reino, as Tribos de Israel eram invadidas por povos inimigos. Então certos líderes defendiam o povo. Tais chefes eram chamados de Juízes. Não se sabe quem escreveu este Livro.
n Rute: Conta a história de Rute, que se casa com Booz. Rute é modelo de piedade e de fidelidade. Ela se torna bisavó do rei Davi. Rute era estrangeira – moabita – por isso é sinal de que a salvação de Deus se estende a todos os povos.
n I Samuel: Foi o último Juiz de Israel. Foi também um grande Profeta. Consagrado a Deus desde a infância, foi educado pelo sacerdote Eli. Pelo ano de 1200 a.C Samuel unifica as Tribos de Israel para poder enfrentar os filisteus. Como chefe político e religioso, unge Saul como Rei de Israel.
n II Samuel: O Livro de Samuel foi dividido em dois. Este segundo Livro narra o reinado de Davi.
n I Reis: Conta a história dos israelitas depois da morte do rei Davi (970 a.C) até a destruição de Jerusalém e a deportação do Povo de Israel por Nabucodonosor, no ano 587 a.C.
n II Reis: Este Livro narra a história dos reis de Israel e Judá, mostrando os desígnios de Deus.
n I Crônicas: Também chamado de “Paralipômenos”, formavam uma só obra com os Livros de Neemias e de Esdras.
n II Crônicas: Mostram o culto e a fidelidade do povo de Israel à Aliança.
n Esdras: É a continuação do Livro das Crônicas. Supõe-se que o autor seja o mesmo. Conta a restauração religiosa de Israel em 538 a.C, quando Ciro, rei da Pérsia, autorizou a volta dos judeus para Jerusalém.
n Neemias: Forma um só Livro com Esdras. Assim que os judeus regressaram a Jerusalém, começaram a reconstrução do Templo e do Muro de Jerusalém.
n Tobias: Tobias é exemplo de um israelita justo. É um Livro que mostra a fé e a piedade deste jovem.
n Judite: Mostra que a fé e a confiança em Deus são mais forte que um exército armado. Judite é a jovem israelita fiel a Lei. Ela defende seu povo, acreditando na bondade de Deus.
n Ester: Forma uma unidade com o Livro de Judite. Ambos tem a mesma finalidade. A rainha Ester era esposa de Assuero, rei da Pérsia. E ela intercede e salva seu povo, os judeus estabelecidos na Pérsia, onde eram duramente hostilizados.
n I Macabeus: Abrange um período de 40 anos. Conta a lutas empreendidas pelos Macabeus contra os generais sírios, em defesa de Jerusalém. “Macabeu” quer dizer “martelo”. Eram 5 irmãos, filhos do sacerdote Matatias.
n II Macabeus: Foi escrito aproximadamente no ano 100 a.C. Mostra a crença na imortalidade da alma.
Livros Sapienciais
Falam da sabedoria dos homens e da experiência do amor de Deus na vida da comunidade. Estes Livros contêm orações, cânticos e poesias, escritos e vividos à luz da fé.
n Jó: Apresenta o problema do sofrimento num estilo poético. Esse Livro trata-se, provavelmente, de uma parábola.
n Salmos: Salmos quer dizer “Louvores”. São poesias para serem cantadas. Ao todo são 150 salmos. Boa parte foi composta pelo rei Davi.
n Provérbios: Parte deste Livro foi escrita pelo rei Salomão – filho do rei Davi. O autor fala de um Deus criador e justo, misericordioso e inefável.
n Eclesiastes: Não se sabe ao certo quem o escreveu. Mostra a instabilidade e a insegurança da vida presente, mas também muitas coisas boas que vem de Deus.
n Cântico dos Cânticos: Significa: “O canto por excelência” ou “O mais belo dos cânticos”. É um cântico de amor, bem no estilo oriental. Toma como exemplo o amor do esposo e da esposa, mas quer mostrar o amor de Deus com o seu Povo, com quem fez uma Aliança.
n Sabedoria: Foi escrito por um judeu que morava no Egito. O nome do autor não se sabe. Fala da imortalidade da alma e do destino eterno do homem.
n Eclesiástico: Conhecido também como “Sirac”. Foi escrito mais ou menos no ano 120 a.C. Mostra o valor estável da Lei de Deus.
Livros Proféticos
Profeta não é uma pessoa que prevê o futuro, mas uma pessoa que fala em nome de Deus.
n Isaías: É o maior profeta de Israel. Nasceu em Jerusalém por volta do ano 760 a.C. Com 20 anos começou a profetizar. Exerceu essa missão durante 50 anos. É o profeta da Justiça.
n Jeremias: Nasceu no ano 650 a.C. Profetizou durante quarenta anos. Foi o profeta das desgraças. Predisse a deportação dos judeus. Jeremias lutou pela reforma religiosa de Israel.
n Lamentações: Composto nos anos após a destruição de Jerusalém, em 586 a.C. Contém orações, lamentações e súplicas. Este Livro era lido anualmente pelos judeus, no aniversário da destruição do Templo.
n Baruc: O profeta exorta o povo a fazer penitência. Baruc quer dizer “abençoado”. Foi secretário de Jeremias.
n Ezequiel: Ezequiel quer dizer “aquele que Deus faz forte”.Exerceu sua função no meio dos judeus deportados para a Babilônia.
n Daniel: O autor do Livro é desconhecido. Daniel é o nome do personagem ideal que sofre no exílio. Tem fé viva e ardor patriótico. Foi escrito durante a perseguição de Antíoco, entre 167-163 a.C. O autor pretende consolar e animar os que são perseguidos pelo rei.
n Oséias: Exerceu seu ministério por volta do ano 750 a.C. Fala da infidelidade de Israel para com seu Deus, e compara a união de Deus com seu povo ao amor de um noivado. É o profeta da Ternura de Deus. É chamado de Profeta Menor.
n Joel: Profetizou no reino de Judá e Jerusalém, onde nasceu. Fala do culto divino e do amor Divino. É chamado de Profeta Menor.
n Amós: Era camponês, de alma simples e fervorosa. Pastor de ovelhas nas proximidades de Belém. Profetizou durante o reinado de Jeroboão II. Amós condenou as injustiças sociais que massacraram a Samaria. É chamado de Profeta Menor.
n Abdias: Profetizou pelos anos 550 a.C. Anunciou castigos contra Edom e o triunfo de Israel no dia de Javé. É chamado de Profeta Menor.
n Jonas: O Livro deve ser uma espécie de parábola. Mostra que Deus chama à conversão, não somente os judeus, mas também os pagãos. É chamado de Profeta Menor.
n Miquéias: Nasceu perto de Hebron. Anunciou a ruína da Samaria. Predisse que o Messias nasceria em Belém. É chamado de Profeta Menor.
n Naum: O profeta fala da grandeza de Deus e do poder com que o Criador governa o mundo. Alegra-se com a queda de Nínive, que se deu no ano 608 a.C. É chamado de Profeta Menor.
n Habacuc: Profetizou entre os anos 625 a 598 a.C. Predisse a invasão dos caldeus. Foi um profeta filósofo. Anunciou que Deus salvaria os justos e puniria os maus. É chamado de Profeta Menor.
n Sofonias: Profetizou no reinado de Josias pelo ano de 625 a.C. Predisse a justiça divina, anunciando o Dia de Deus, ocasião em que serão punidos todos os maus, pagãos ou judeus. Fala também da felicidade dos tempos messiânicos. É chamado de Profeta Menor.
n Ageu: Exerceu seu ministério em Jerusalém no ano de 520 a.C, quando era reconstruído o templo. Anima o povo com esperança dos tempos messiânicos. Ageu quer dizer “aquele que nasceu durante a festa” ou “peregrino”. É chamado de Profeta Menor.
n Zacarias: É contemporâneo de Ageu. Prega uma reforma moral e exorta o povo a reconstruir o templo. Fala da vinda do Messias e da conversão das nações. É chamado de Profeta Menor.
n Malaquias: Malaquias quer dizer “meu mensageiro” Fala do amor de Deus pelo seu povo. Denuncia as infidelidades do povo. É chamado de Profeta Menor.
Evangelho
O Evangelho é um só.
Quando falamos em quatro Evangelhos, estamos nos referindo às quatro redações do mesmo Evangelho, feita por quatro Evangelistas diferentes e datas diversas.
É neste sentido que podemos dizer Evangelho de São Mateus, São Marcos, São Lucas e São João.
Os três primeiros são mais semelhantes entre si. Narram quase sempre os mesmos fatos.
Por isso, são chamados SINÓTICOS.
Os Evangelistas não pretendem escrever uma biografia de Jesus. Seu objetivo principal é provar que em Jesus, cumpriram-se todas as profecias a respeito do Messias. Por isso, a preocupação dos Evangelistas é mostrar a divindade de Jesus e a Sua missão divina. O conteúdo principal da pregação de Jesus é o “Reino de Deus”.
EVANGELHO - Boa Nova ou Boa Notícia.
n Mateus: é representado pela figura de um Homem, porque começou a escrever seu Evangelho dando a genealogia de Jesus. Mateus é um nome hebraico que significa “dom de Deus”. Mateus era cobrador de impostos em Cafarnaum, por isso se intitulava “Mateus o publicano”. Era também chamado Levi. Foi convidado pessoalmente por Jesus para ser discípulo. O Evangelho de Mateus é dirigido aos judeus convertidos e quer mostrar que Jesus de Nazaré é o herdeiro das promessas feitas por Deus a Davi. Portanto, Jesus é o Messias anunciado pelos profetas.
n Marcos: é representado pela figura de um Leão, porque começou a narração de seu Evangelho no deserto, onde mora a fera Era também chamado de João Marcos. Marcos era primo de Barnabé e discípulo de Pedro. Redigiu o Evangelho a partir das pregações de Pedro. Põe em evidência os milagres de Jesus, pois pretende mostrar a bondade do Senhor e a sua divindade. Seu Evangelho se dirige aos cristãos vindos do paganismo (gregos e romanos).
n Lucas: é representado pelo Touro, porque começa o Evangelho falando do templo, onde eram imolados os bois. Lucas nasceu em Antioquia da Síria, de família pagã. Converteu-se por volta do ano 40. Estudou Medicina. Não foi discípulo de Jesus, mas de Paulo. Lucas escreveu o Evangelho como historiador. Talvez pelo ano 67 d.C. Dirige seu Evangelho aos cristãos de origem pagã (gregos e romanos). O objetivo de seus escritos é o fortalecimento na fé. É o evangelista que mais fala do nascimento e da infância de Jesus. Dá destaque especial a misericórdia de Deus.
n João: é representado pela Águia, por causa do elevado estilo de seu Evangelho, que fala da Divindade e do Mistério Altíssimo do Filho de Deus. É filho de Zebedeu e Salomé. Era pescador do Mar da Galiléia, por onde Jesus passou e o chamou para ser Apóstolo, juntamente com Tiago, seu irmão. João era chamado o “discípulo amado”. Começou a seguir Jesus quando tinha 19 anos e foi testemunha de toda a missão do Senhor. Fala da “vida eterna” como realidade já presente na terra, na Pessoa de Jesus. João escreve aos cristãos.
Atos dos Apóstolos
Conta como tiveram origem e como eram as primeiras comunidades da Igreja. Mostra as lutas e dificuldades da Igreja nos seus primeiros anos. Destaca, logo no início a pregação e o testemunho dos Apóstolos sobre a Ressurreição do Senhor.
O Livro dos Atos é uma continuação do terceiro Evangelho (Lucas) As duas personagens de destaque no Livro dos Atos são os Apóstolos Pedro e Paulo. O livro dos Atos salienta a ação do Espírito Santo na vida da Igreja. Foi escrito entre os anos 70 a 80 d.C. Apresenta a experiência vivida pela Igreja primitiva, com aqueles quatros pontos fundamentais para a vida da Igreja:
n Quérigma: é o primeiro anúncio do Evangelho ou chamado à conversão.
n Catequese: educação na fé ou aprofundamento no conhecimento da Palavra de Deus.
n Vida em Comunidade: experiência muito forte onde partilhavam os bens, a oração era em comum e a participação na Eucaristia.
n Missão: Missão Apostólica – exercício do poder que os Apóstolos receberam de Jesus.
Epístolas
São 21 as Cartas ou Epístolas. As 14 primeiras são chamadas Epístolas Paulinas; as 7 restantes, chamadas Epístolas Católicas.
EPÍSTOLAS PAULINAS:
Romanos: Carta que São Paulo escreveu a uma Comunidade Cristã de Roma, no ano de 57 d.C. Fala das conseqüências do pecado e que o homem é salvo pela fé em Jesus Cristo, por pura misericórdia de Deus.
n I Coríntios: São Paulo escreveu de Éfeso aos cristãos da cidade de Corinto, no ano 55 d.C, para repreende-los quanto aos abusos e disputas que surgiram na comunidade. Prega a humildade, inspirada na cruz de Jesus. Recomenda a caridade.
n II Coríntios: Seis meses depois São Paulo escreve a segunda carta. Manifesta suas tribulações e esperanças.
n Gálatas: Escreveu nos anos 48 ou 56 d.C a uma comunidade da Galácia, para resolver problemas surgidos por causa dos judeus convertidos, que quiseram impor sua lei judaica aos cristãos vindos do paganismo.
n Efésios: Escreveu quando estava preso em Roma, nos anos 61 a 63 d.C. Recomenda unidade dos cristãos.
n Filipenses: Também estava preso. A carta tem um cunho muito pessoal. Manifesta alegria e afetividade.
n Colossenses: Fala do mistério de Cristo e da Igreja e acrescenta uma série de conselhos morais aos cristãos que vivem uma vida nova em Jesus Cristo.
n I Tessalonicenses: é a carta mais antiga que São Paulo escreveu. Foi por volta do ano 50 d.C. Fala da alegria que sente ao saber da felicidade deles e de poder contar com seu progresso espiritual.
n II Tessalonicenses: Adverte os fiéis a respeito das falsas idéias sobre a volta gloriosa de Jesus.
n I Timóteo: É uma carta dirigida aos bispos aos quais São Paulo dá normas de pastoral. Timóteo é seu discípulo e companheiro de viagem.
n II Timóteo: Dá normas de vida para homens, mulheres, diáconos e Bispos. Fala também como devemos tratar as viúvas, os anciãos e os escravos.
n Tito: Tito é um grego, colaborador de Paulo. Nesta carta orienta a respeito de como organizar as comunidades cristãs na ilha de Creta.
n Filemôn: é uma carta curtinha. Dirigida a um cristão rico de Colossos, cujo escravo fugitivo tinha vindo procurar proteção junto a Paulo. Pede que perdoe o escravo arrependido e convertido ao cristianismo.
n Hebreus: Talvez esta carta não tenha sido escrita por Paulo. As idéias são suas, mas o estilo é bem diferente. É dirigida aos judeus que receberam o batismo e sofrem por deixar o templo e a sinagoga.
EPÍSTOLAS CATÓLICAS
(católica significa “universal”)
n Tiago: Também chamado de “irmão do Senhor” é o Tiago Menor, filho de Alfeu. Foi bispo de Jerusalém. A carta tem a espiritualidade do Sermão da Montanha. Traz conselhos para a vida moral. Recomenda a prática da caridade, da justiça e da piedade.
n I Pedro: Fala da alegria do cristão e da unidade de todos os batizados em Jesus Cristo. Dirigida aos cristãos que sofrem por causa da fé, esta carta lembra a importância da cruz de Cristo e exorta todos a uma vida de santidade.
n II Pedro: O conteúdo é semelhante à Carta de Judas. Rejeita as doutrinas pregadas por falsos profetas de vida corrupta. É uma exortação à fidelidade a Cristo e ao amor de Deus, lembra a vinda de Jesus.
n I João: As três cartas que seguem foram escritas pessoalmente pelo Apóstolo e Evangelista São João. Na primeira carta, João fala que Deus é Amor e Luz. Por isso, o cristão deve se comportar como filho da Luz, fugindo do pecado.
n II João: Dirigida a uma comunidade da Ásia, é uma exortação a caminhar na verdade e no amor.
n III João: Dirigi-se a um certo “Gaio”, a quem elogia suas virtudes.
n Judas: Foi escrita, talvez em Jerusalém pelo ano 65 d.C. Ela põe os fiéis de alerta perante falsas doutrinas e falsos mestres.
Apocalipse
Significa “revelação” Trata-se de um Livro profético. Foi escrita às Sete Igrejas (Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia) da Ásia Menor, por volta do ano 100 d.C, por São João Evangelista, quando estava exilado na ilha de Patmos.
Naquela época tais Igrejas passavam por dura provação – perseguição religiosa. Muitos cristãos sentiam-se desanimados e até desesperados.
É para esses cristãos que João escreve o Apocalipse. Trata-se de uma mensagem sobrenatural, transmitida de maneira misteriosa e simbólica, por causa do clima de perseguição.
Bíblia: Um presente de Deus pra ser transcrito no coração. Leia-a e quem sabe você não se encontra!
Patriarcas – Fundadores do Povo da Bíblia
Os Patriarcas eram os Pais do Povo. A religião é um reflexo da situação político e cultural. O povo que conseguia o domínio político impunha o seu Deus e o povo tinha de adorá-lo. Com Abraão, é diferente, sua experiência ensinou que Deus era uma proposta de compaixão e fidelidade.
Reflexão: Como podemos fazer hoje para viver a experiência de Abraão! Nossa fé é um encontro pessoal com Deus ou um simples encontro de verdades?
O que pode significar para você: “sai de sua terra”! Gn 12,1s.?
A fé é responder a um chamado pessoal de Deus que quer fazer a sua História junto com os homens. É preciso abdicar da nossa própria terra do egoísmo, da razão fria para entrarmos na comunhão com o Universo e as Pessoas, e aquecer o coração.
Gn 22, 1-19: E numa época de rituais com sacrifícios terríveis, inclusive humanos; a narração bíblica do sacrifício de Isaac trouxe ao povo hebreu a mensagem de que o Senhor não queira sacrifícios humanos, pois o nosso Deus, é o Deus da Vida.
Moisés
Qual o sentido de um Pacto de Amizade, uma Aliança verdadeira, pra você?
Com Moisés, o Povo conhece o Deus libertador (Ex 3,7-10), o Deus da Aliança (Dt 5,6-21). Os dez mandamentos (Decálogo) são o guia de como o Povo deve agir e se relacionar com Deus, uma prova concreta da Aliança. (Ex 19,5s).
Juízes
Reflexão: O que você faz em prol dos outros? Que força tem os cristãos quando unidos?
Os Juízes eram Líderes (político-religioso-militar) que conduziam o povo de Deus – Libertadores. Quando Josué morreu, acabou o período dos Patriarcas e ele distribuiu Canaã com seus herdeiros. Quando havia ameaça do inimigo contra uma determinada tribo, as outras tribos vinham em socorro daquela. Era aí que se levantava alguém com a força de Deus para comandar a luta (Lembra de Sansão? Ele era juiz.(1Rs 15,16). Tornavam-se juizes aclamados e com o apoio do Povo.
Reis
Samuel foi o último Juiz e, já envelhecido, constituiu seus filhos como juízes, porém, eles não o seguiram o seu exemplo, eram desonestos, no entanto, o Povo aclamava por um Rei, com isto, Samuel consultou a deus que disse-lhe: “Seja feita a vontade do povo”. Deus mostrou-lhe como um rei age. Então Samuel nomeou seu filho Saul como primeiro rei. Davi foi um grande Rei, mas muitos outros fizeram o povo sofrer com ostentações, aumento de impostos etc.
A fidelidade é Benção de Deus, mas a infidelidade atrai para si mesmo a maldição. Você acha que esta frase ainda possui sua verdade nos dias de hoje?
Rute, Tobias, Judite e Ester foram modelos de vivência e de aplicação da fé.
Profetas
O que é ser profeta? Qual é a preocupação dele? Leiamos Am 8,4-7; Jr 31,31-34
O que significa: “Todo cristão deve ser profeta?”
O profeta é um homem chamado por Deus para transmitir ao povo a sua mensagem e falar em nome do Senhor. Ele não tem bola-de-cristal, mas analisa a situação do Povo e mostra o Projeto de Deus para o futuro do Povo. O primeiro e grande profeta foi Elias (1Rs 18,22-37.38ss) e o maior profeta chamado de profeta do Altíssimo ou do Messias foi João Batista, pois anunciava a vinda Dele.
Sapienciais
Os livros Sapienciais tratam da sabedoria e espiritualidade de Israel. Tratam de temas diversos com poesias, cânticos e orações. A sabedoria neles contida não é acumulada pelo conhecimento, mas o bom senso e o discernimento das situações. Adquiridos através da meditação e reflexão sobre a experiência concreta da vida.
Os Evangelhos
Os evangelhos trazem o cumprimento da Promessa do Antigo Testamento, anunciam o Reino dos Céus no Mundo, ou seja, o Reino das Bem-aventuranças Mt 5,3-11.
Nele descobrirmos a missão de cada cristão. Você é capaz? Mt 10, 7-10.20. Pode dar um exemplo de como pretende fazer isso.?
Um cristão é capaz de mudar o mundo, desde que queira ser cristão. Mt 18, 1-7
Leve para casa a Lição da Caridade: Lc 6, 27-49.
É pela caridade que aprenderemos a fazer tudo pelo amor, com amor e no Amor. Cristo é o modelo para confrontarmos a nossa própria vida. “O que vos mando é que vos ameis uns aos outros”. Jo 15, 17.
Atos dos Apóstolos
Nele aprendemos como viviam as primeiras comunidades cristãs. Já imaginou se todo mundo que se diz católico fosse realmente Cristão, como o Mundo seria? Cf.: At 2, 42-47; 4, 32-35
Cartas
As Cartas são mensagens para comunidades cristãs específicas ou em geral (Cartas Universais), ou ainda para os líderes destas comunidades (Cartas Pastorais). Elas enfatizam a solidariedade (Tg1,19ss), a boa conduta do cristão ungido pelo Espírito Santo (Gl 5,22s.25), encorajando os discípulos (At 2,14). Elas mostram como o Espírito Santo age através dos dons e carismas (1Cor 12,4-7), transformando o coração humano que servindo o outro torna-se mais santo, ou seja, com um caráter de cristão.
Apocalipse
O Livro do Apocalipse nos mostra o conflito do bem e do mal na vida do homem, em que prevalece a ação de Deus. É a esperança de a cada dia caminharmos para a Perfeição de Deus. Ap 21, 6-7.
Bíblia: Um presente de Deus pra ser transcrito no coração. Leia-a e quem sabe você não se encontra!
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